Identificar e criar uma persona de usuário é extremamente importante para empresas que desejam se conectar com o público, principalmente ao criar uma presença online, por meio de sites, blogs, redes sociais e outras plataformas digitais.
Você conhece bem o seu público e as personas? Não conhecer seu público-alvo pode resultar em perda de vendas e baixo envolvimento do cliente.
Criar uma persona de usuário coletando e analisando insights pode beneficiar muito sua empresa ao atingir os leads ideais, ou seja, os clientes em potencial que acreditam na sua marca e nos produtos e serviços que você disponibiliza para o mercado consumidor.
Uma persona de usuário, ou buyer persona, é uma representação fictícia do cliente ideal de uma empresa.
Geralmente, são criadas diferentes personas, sempre baseadas em pesquisas de usuários e que incorporam as necessidades, objetivos e padrões de comportamento observados em relação ao seu público-alvo.
As personas de usuário são construídas usando dados qualitativos e quantitativos de amostra coletadas a partir de usuários reais.
Conhecer essas personas pode ajudar sua empresa a se relacionar com seus clientes como seres humanos reais.
O público-alvo de uma empresa é um grupo seleto de consumidores potenciais e atuais, aos quais uma marca decide direcionar as estratégias de marketing e publicidade para vender um produto, como um lanche em Paraguaçu Paulista ou serviço de assistência técnica.
Do que se trata a persona ideal?
Personas são descrições realistas de um público-alvo ao qual uma empresa tende a direcionar os produtos e serviços. Isso torna as ações mais efetivas.
A criação de uma persona inclui diversos dados e informações, como:
- Anseios e desejos;
- Faixa etária;
- Gênero;
- Metas e objetivos;
- Posição social.
Uma persona forte também inclui interesses e atributos fora dos dados demográficos.
Isso significa que é preciso descobrir se parte do seu público é ativa em uma determinada rede social, quais as postagens que são compartilhadas, e que outras marcas esse grupo de personas valoriza, quais as causas que defendem e quais assuntos interessam.
Existem muitas maneiras diferentes de escrever personas, mas o importante é que elas forneçam informações valiosas que ajudem você a escrever um conteúdo melhor, seja sobre contabilidade fiscal e tributária, seja sobre uma lanchonete em uma cidade relevante.
Desenvolver personas permitirá que você entenda melhor seus leads e clientes fiéis, assim como as necessidades que eles apresentam dentro de um determinado espaço e tempo.
Consequentemente, campanhas passam a ser mais efetivas e a humanização da marca também pode ocorrer.
Inclusive, cabe ressaltar que você pode ter várias personas ao segmentar seu público, percebendo diferentes perfis e necessidades.
No entanto, o conteúdo que você escreve deve ser direcionado a um público específico, a própria persona, e servir a um propósito que seja rastreável e que possa ser executado a qualquer momento.
Como criar uma persona para sua empresa?
O primeiro passo para escrever uma persona é identificar o seu público-alvo.
Usando um escritório de contabilidade gerencial e financeira como exemplo, fica mais fácil identificar vários públicos-alvos diferentes, como pessoas físicas e jurídicas, tal qual um único empreendedor e empresas de variados tipos que pretendem ter as contas e o dinheiro em ordem.
Mesmo que sejam dois públicos muito diferentes, é importante que você, como empresa que presta um serviço, fale com cada um deles de forma diferente e adequada – identificando a melhor forma de fazer isso.
Assim que se identifica os diferentes públicos que se pretende atingir, é preciso fazer uma pesquisa abrangente e estruturar as ações de marketing, considerando canais, linguagem, formatos, etc.
As personas devem ser baseadas em informações e fatos reais. A pesquisa pode vir de muitos lugares diferentes, como analisar dados de clientes disponíveis que querem saber mais sobre planejamento sucessório familiar, e como isso se aplica de maneira concreta.
Também vale conversar e ouvir clientes efetivos, ou seguir pessoas nas redes sociais. A demografia é importante, mas é imperativo sempre ir mais fundo, indo além das informações superficiais.
Você precisa encontrar empatia. Colocar-se no lugar de outra pessoa pode ajudar a escrever grandes personas, imaginando o que os motiva, quais informações eles querem saber e que sua empresa pode fornecer, e como eles preferem ser contactados.
A partir do momento que se estabelece o público-alvo e fez todas as pesquisas, é chegada a hora de escrever.
Desenvolver biografias fictícias de seu público pode ser estranho no começo, mas fica mais fácil com o tempo.
Dessa maneira, quando algum cliente em potencial perguntar como um escritório de contabilidade SP Zona Sul pode ser útil, a resposta sairá com mais naturalidade e facilidade, mostrando clareza e determinação, fazendo com que ele possa confiar nas suas atitudes.
Aplicação de persona em uma campanha de marketing
Conhecer o seu público fornecerá informações cruciais, mas é preciso lembrar que as personas podem mudar com o tempo.
Fatores como mudanças no setor de atuação, novos concorrentes, tecnologia e ambiente podem afetar a maneira como os clientes em potencial ou atuais se sentem em relação ao seu produto ou serviço prestado por um escritório contábil São Paulo, por exemplo, ou qualquer cidade em que esteja.
Por isso, é preciso acompanhar o mercado e adequar as personas sempre que necessário.
Também é crucial manter suas emoções em mente, lembrando sempre o que motiva a seu persona a agir e qual é a missão da marca.
Para permanecer relevante, o recomendado é que sempre faça uma reavaliação de suas personas, ao menos a cada 6 ou 8 meses.
Essas informações ajudarão você a desenvolver um marketing que falará diretamente com seu público e ressoar com eles para transformá-los em clientes fiéis.
Ao entender seu público e os pontos de acesso, é possível criar estratégias de marketing de conteúdo mais eficazes.
Com a expansão das redes sociais, marketing de conteúdo e, principalmente, os dispositivos móveis, qualquer empresa, principalmente a sua, precisa de uma persona ideal sempre à vista para se posicionar junto aos consumidores de forma adequada.
4 benefícios em torno da persona
A seguir serão apresentadas 4 maneiras pelas quais sua empresa se beneficiará, a partir do momento que a criação de buyer persona está totalmente ativa e disponível na rotina de negócios.
- Melhor compreensão do cliente ideal
Uma persona permitirá que você desenvolva uma compreensão mais profunda de seus clientes atuais e potenciais.
Você terá uma noção melhor de seus gostos, hábitos, informações demográficas, métodos de compra preferidos, pontos problemáticos, e muito mais.
Conhecê-los em um nível mais profundo permite que você se conecte melhor, entenda as frustrações e coloque gatilhos que sejam eficientes para atrair os clientes e que se ajustam a estratégias como o inbound marketing, convertendo-os.
- Melhor segmentação de mercado
Você pode enviar conteúdo personalizado e direcionado para cada persona. Esse tipo de atenção do público leva a melhores resultados e relacionamentos de longo prazo.
Ele permite que você se comunique usando a linguagem de seus clientes e distribua produtos usando seus canais preferidos no momento certo.
Isso pode ser feito a partir de postagem nas redes sociais, na distribuição de conteúdo via e-book ou whitepaper, além da criação de materiais em formato de podcasts, vídeos e webinars.
- Equipe de vendas preparada e bem equipada
Depois que a equipe de vendas reconhece a persona do usuário, ela obtém uma compreensão mais clara de quem está segmentando, encontrando um nicho exclusivo que pode se tornar prioridade para a marca.
Assim, por exemplo, quando uma empresa de instalação de energia solar encontra a persona ideal, a equipe de vendas pode aprender a falar em uma linguagem mais acessível, evitando termos técnicos e informações desnecessárias.
Aliás, a comunicação se torna mais eficaz, o que pode ser apresentado em uma ligação telefônica, uma chamada de vídeo, ou mesmo uma apresentação presencial para um grupo seleto de personas que se encaixam no perfil proposto pela empresa.
- Economia de tempo e dinheiro
Os esforços de marketing se tornam muito mais eficientes quando sua empresa conhece a persona, e com isso todo o público-alvo que está envolvido a partir de características próprias e que atendem às suas finalidades de negócio.
Você poderá planejar campanhas de marketing digital e tradicional significativas e que atinjam o alvo certo, mesmo que seja empreendido menos recursos.
Tudo isso resultará em mais vendas, sem esforço ou custo adicional da empresa. Aqui, vale um adendo, que é preciso criatividade e bom senso.
Como a persona criada está de acordo com os valores e a missão da empresa, você saberá o que pode ser aplicado e o que deve ser descartado, elevando a qualidade da comunicação a um patamar cada vez mais alto.
Conclusão
Existem muitos outros benefícios que sua empresa pode desfrutar após a identificação clara do público-alvo.
No entanto, isso não é fácil e nem todas as empresas possuem recursos e ferramentas para fazer isso por conta própria.
Quando uma empresa se propõe a oferecer treinamento NR 32 no modelo de negócio B2B (Business To Business), todos os envolvidos devem saber como estabelecer contato, e para quem esse tipo de serviço é mais apropriado.
Por isso, os profissionais da área de publicidade ajudam as empresas a encontrarem a persona ideal, e toda a ramificação que isso pode proporcionar, mostrando como conhecer e atender melhor o público ao qual se destina os produtos e serviços desenvolvidos.
Após ter uma compreensão abrangente de todas as personas possíveis, fica mais fácil criar uma estratégia de conteúdo que ajude a planejar o que a empresa tem a dizer, tornando tudo mais claro e com foco direcionado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.